About

Olá!
Meu nome é Salatiel Santos, criei este blog com o objetivo de ajudar a todos os estudantes iniciantes, e tambem a todos os musicos e musicistas de diferentes estilos, que desejarem obter mais conhecimento no tocante ao aprendizado musical.

Duvidas e Sugestões:

escolademusica@musician.org

Para fazer parte deste Blog, basta clicar no botão "Seguir".

A

A - Letra que, no sistema alfabético (países anglossaxónicos), designa a nota chamada Lá no sistema silábico de Guido d'Arezzo. Na Época Medieval, a letra A já designava a nota Lá. A letra A pode também ser a abreviatura de "alto" (Cf. SATB).

A battuta - "Com o compasso", é uma indicação que aparece após uma passagem (cadência, por exemplo) tocada livremente, "ad libitum".

A Capella - Termo italiano para designar uma obra ou execução coral sem acompanhamento instrumental.

ABA - Forma musical estruturada em três secções ou partes, sendo a terceira uma repetição com variações da primeira, em contraste com a secção B.

Abendmusik (alem.) -Traduzido literalmente, significa "Música da Tarde", designando concertos de música sacra na MarienKirche de Lübeck. Esta instituição teve um grande impulso com Buxtehude, no terceiro quartel do século XVII.

Abertura - Introdução instrumental de ópera ou outro tipo de composição ou espectáculo musical.

Abreviatura - Letras que simplificam a escrita nas partituras cada vez mais complexas, a partir do século XVII. Podem ser indicações de intensidade, como p de piano, indicações de movimentos regulares, como "glissandi", substituições de acordes, no caso do baixo cifrado.

Absoluta, música - O mesmo que música pura. Música em cujo concepção não há uma ideia extra¬musical ou programa pré-concebido. O oposto de música programática.

Accelerando (ital.) - Literalmente, significa "acelerando", apressar gradualmente o andamento de uma peça.

Accentus (lat.) - Canto do celebrante que preside na Liturgia Romana, ao qual o coro ou os solistas respondem em uníssono (concentus).

Acciacatura (ital. acciacare) - Ornamento melódico utilizado na literatura para cravo e instrumentos de tecla, em que uma nota, uma segunda menor inferior à principal, é atacada ao mesmo tempo, mantendo-se depois apenas a principal.

Acento - Sinal em forma de ângulo que na posição vertical (v) significa aumento súbito da intensidade da nota, enquanto na posição horizontal (>) significa ataque forte seguido de diminuição súbita da intensidade. Na posição inversa (<) significa ataque suave seguido de aumento súbito da intensidade.

Acento Métrico São as acentuações fortes e fracas que recebem os tempos dos compassos.
Acidente - Sinal que indica afastamento momentâneo da armação de clave, subindo ou descendo uma nota através de um sustenido, bemol, bequadro, etc. É válido dentro do compasso em que se encontra, excepto quando anulado. Quando relacionado com a última nota do compasso, estando esta ligada a uma nota do compasso seguinte, é válido também para esta última.

Em alguma música do século XX qualquer acidente ocorrente é lido como afectando apenas a nota antes da qual está colocado, o mesmo acontecendo normalmente na música desde a Idade Média até ao séc. XVII.

Acompanhamento - Conjunto de elementos vocais e instrumentais que estão subordinados à parte principal e a realçam, pelo seu poder expressivo, carácter rítmico e riqueza harmónica.

Acoplamento - Dispositivo que, no órgão de tubos ou no cravo, permite associar as sonoridades diferentes de dois teclados.

Acorde - Qualquer combinação simultânea de notas, mas geralmente não mais de três. O uso dos acordes é a base fundamental da harmonia.

Acústica - Capítulo da Física e da Música que estuda os fenómenos sonoros, a sua natureza, produção e propagação.

Ad libitum - (Ad. lib.) - Opcional ou à vontade, referindo-se a: ritmo, andamento; inclusão ou omissão de alguma voz ou instrumento; inclusão ou omissão de alguma passagem; improvisação de uma cadência.

Adagietto (ital.) - Diminutivo de "adagio", designa um andamento um pouco menos lento e um carácter mais ligeiro que o "adagio".

Adagio (ital.) - Literalmente "à vontade", designa um andamento lento de carácter sério, 100-126 batimentos por minuto. Na sinfonia, o "adagio" é, muitas vezes, o segundo andamento.

Aerofone - Designação para instrumento musicais que produz som ao usar o ar como factor principal de vibração.

Affetto (ital.) - Afecto, palavra usada por G. Caccini e outros compositores do Barroco para significar um estado de alma e ornamentos vocais inspirados em afectos do texto poético.

Affetuoso (ital.) - Termo usado essencialmente no Barroco para exprimir um sentimento terno.

Agnus Dei (lat.) - "Cordeiro de Deus", designa a tripla invocação feita na missa, com base na metáfora usada por João Baptista, no Evangelho segundo São João, e Apocalipse, para designar Jesus.

Agógica - Relacionado com a expressividade da música, interage com a dinâmica. Se a dinâmica interfere na intensidade dos sons, a agógica influência na sua duração. A agógica modifica o ritmo quanto ao seu movimento: precipita-o, atrasa-o, interrompe-o. Por meio das modificações agógicas, o ritmo traduz impressões de calma e agitação. São sinais de agógica a suspensão, o rubato e outros.

Agregado sonoro (cluster, em inglês) - Grupo de notas com pequenos intervalos entre elas, tocadas ao mesmo tempo, não identificável com os acordes da harmonia clássica.

Agudo - Som de altura elevada, som "fininho", com elevado número de vibrações por segundo.

Al fine (ital.) - Expressão que indica que, após a repetição da primeira parte de uma peça, se deve prosseguir "até ao fim".

Aleatória (música) - Expressão que, no século XX, em obras de Boulez, Berio e Stochausen, por exemplo, apresenta certo grau de indeterminação que pode afectar vários parâmetros da estrutura global de uma obra.
Aleluia (hebr.) - Literalmente a palavra significa "louvai a Deus". É uma expressão e canto de louvor que aparece em alguns salmos e é utilizada nas celebrações eucarísticas ao longo do ano litúrgico, excepto na Quaresma (em que a aclamação ao Evangelho tem outra expressão menos festiva, como "Louvor a Vós, Rei da Eterna Glória").

Alemanda - Canção e dança de origem germânica, de andamento moderado, em compasso quaternário 4/4, que passou a ser utilizada em França a partir do séc. XVI nas suites instrumentais.
Alfabeto Musical - É o conjunto de símbolos que representam o som, composto de sete notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si.
Alla (ital.) - Palavra italiana que significa "à maneira de", como no "Rondó alla turca" de W. A. Mozart.

Alla breve (ital.) - "À breve".

Alla marcia (ital.) - Locução italiana que significa "com carácter de marcha".

Allargando (ital.) - Alargando, retardando progressivamente o andamento.

Allegretto (ital) - Diminutivo de allegro, indica um andamento mais lento que o allegro e pode ser acompanhado de adjectivo, "giocoso", por exemplo.

AlIegro - Termo italiano que caracteriza um andamento de uma obra, ou trecho musical, como alegre, rápido, animado, brilhante.

All'ottava (ital.) - "À oitava", é um procedimento que permite escrever notas acima ou abaixo da pauta sem recorrer a muitas linhas suplementares.

Al segno (ital.) - A expressão significa "ao sinal", indicando que uma parte da peça deve ser repetida a partir do sinal S e não desde o princípio.

Alteração - Modificação da altura de uma nota em relação ao seu estado natural, através de bemol, duplo bemol, sustenido, duplo sustenido, ou bequadro.
Alterações Ascendentes - São representadas pelo sustenido e o dobrado sustenido.
Alterações Descendentes - São representadas pelo bemol e o dobrado bemol.
Alternância - Execução da música repartida por solista e grupo, ou dois grupos, ou dois solistas, presente tanto na música tradicional como na música erudita, sacra ou profana.

Alto - Termo originalmente utilizado por uma parte vocal aguda, logo acima do tenor, cantada por uma ou mais vozes masculinas. Registo grave da voz feminina, geralmente chamada de contralto.

Altura¹ - Localização de um som na escala tonal, dependendo da velocidade de vibração da fonte de produção sonora. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves. A frequência da nota é igual à quantidade de vibrações por segundo. Por acordo internacional de 1939, renovado e ampliado em 1960, estabeleceu-se que a «afinação de concerto» é determinada pelo lá acima do dó central cuja frequência se estabeleceu em 440 vibrações (duplas) por segundo (440Hz), o que faz com que a frequência do dó central seja 261,6 Hz. Esta norma subsitui a afinação-padrão de 435 (diapasão normal), fixada em Paris em 1859 e confir¬mada em Viena em 1885. Antes utilizava-se uma grande variedade de afinações. Em Inglaterra no séc. XVI, afinação utilizada nos instrumentos de teclas era aproximadamente 3 meios-tons abaixo da afinação actual, e a afinação usada na música religiosa era para cima de dois meios-tons mais aguda. Entre 1700 e 1850, a frequência da nota lá variava entre 415 e 429. Hoje a altura de um som pode ser medida electronicamente, mas o modo mais comum de afinar um instrumento é através da utilização de um diapasão.
Altura² - É a propriedade que nos permite distinguir sons graves, médios e agudos.
Âmbito - Intervalo entre a nota mais grave e a nota mais aguda de uma partitura, obra vocal ou instrumento.

Ambrosiano - Canto eclesiástico atribuído a Santo Ambrósio, bispo de Milão (340-397).

Amen (hebr.) - Usada muitas vezes por Jesus, a palavra significa "em verdade", ou "assim seja". Na liturgia, dita ou cantada, a palavra significa adesão ao que foi dito antes.

Anacrusa - Nota ou grupo de notas não acentuadas que começam um trecho musical antes do primeiro tempo forte.
Análise - Estudo da forma, estrutura, tonalidade, ritmo, harmonia, melodia, orquestração, temática, intensidade, dinâmica e outros parâmetros de uma obra musical.
Andamento - Velocidade a que uma peça de música é executada.
Andamentos - Secções (partes) de uma composição musical.
Andante (ital.) - Palavra que apareceu em finais do séc. XVII e significa "andando". Designou um andamento moderado, entre o adagio e o allegro; com o romantismo, aproximou-se do adagio. A sua velocidade está entre 76-108 semínimas por minuto.
Andantino (ital.) - Diminutivo de andante, designa um movimento um pouco mais rápido que o andante.
Animato (ital.) - Andamento animado. Exemplo: andante animato.
Antecipação - Técnica de composição que consiste na escrita de uma nota estranha à harmonia que pertence já ao acorde seguinte.
Antifonário - Em sentido estrito, o livro que continha as antífonas para a Missa e o Ofício Divino, na liturgia católica.
Antífonas - Versículo ou frase cantada por um coro em resposta a outro.
Amplificador - Uma peça de equipamento eléctrico que «amplifica», isto é, aumenta o volume do som. Amplificadores com controlo de voltagem alteram o volume do sinal introduzido. Podem ser usados em música electrónica em conjugação com osciladores com controlo de voltagem, filtros e um teclado funcionando como um instrumento musical monofónico.
A piacere (ital.) - Sinónimo de "ad libitum", "à vontade", livremente no que se refere ao tempo e ao uso do rubato pelo intérprete.
Apassionato (ital.) - Indicação essencialmente romântica que aparece na partitura a prescrever um estilo ardoroso e apaixonado.
Appoggiatura - Nota apoiada. Nota ornamental ou espécie de ornamento para o qual a interpretação exacta difere segundo as épocas. No século XVIII a appoggiatura era muitas vezes omitida na escrita e destinada a ser inserida pelo cantor.
Ar - Elemento gasoso que, no canto, faz vibrar as cordas vocais e vibra quando o executante ou um mecanismo faz com que ele entre num tubo.
Arco - Parte de madeira e pelo de crina de cavalo com que normalmente os violinistas, violistas e violoncelistas friccionam as cordas do instrumento. Na partitura, a palavra indica ao violinista que deve retomar o arco, após um "pizzicato".
Argumento - Resumo da intriga de uma ópera ou obra dramática.
Ária - Composição estruturada para uma só voz (ou instrumento), com acompanhamento instrumental. Figura nas óperas e oratórias. É através das árias que, muitas vezes, a capacidade vocal do cantor é demonstrado.
Armação da clave - Número de sustenidos ou bemóis que, colocados no princípio da pauta, imediatamente a seguir à clave, afectam todas as notas respectivas. A ordem dos sustenidos é "fá dó sol ré lá mi si" e a dos bemóis é "si mi lá ré sol dó fá". Se existe apenas um sustenido, na linha do Fá, por exemplo, todas as notas Fá são Fá #, a não ser que, entretanto, apareça indicação contrária (bequadro). No fundo, as alterações constitutivas fazem com que se mantenha a sequência de tons e meios tons que existe na escala de Dó maior, qualquer que seja a nota em que se comece.
Arpejo - Execução sucessiva das notas de um acorde, da nota mais grave para a mais aguda, podendo também suceder o inverso.
Arranjo - Adaptação de uma peça para um meio musical diferente daquele para que tinha sido originalmente composto.
Ars Antiqua (lat.) - Música que vai desde as origens da polifonia, de finais do séc. IX até ao primeiro quartel do séc. XIV.
Ars Nova (lat.) - Estilo polifónico na França do século XIV, com novas formas musicais como o motete a três e quatro vozes, novas temáticas musicais, ritmo e contraponto mais livres.
Ascendentes - quando os sons partem do grave para o agudo.
Articulação - Execução clara do fraseado, interpretação desligada das notas de uma peça instrumental.
Assai (ital.) - Ligada a uma indicação de andamento, significa "bastante". "Allegro assai" significa tempo bastante rápido.
A tempo (ital.) - Locução sinónima de "tempo primo", que devolve uma peça ao andamento inicial, após uma parte em que aconteceu uma aceleração ou retardamento.

Ataque - Fase inicial da produção de um som por um instrumento. Pode também significar o início, a primeira ou as primeiras notas de uma peça musical.
Atonal - Sistema que não está em conformidade com as leis do sistema tradicional, isto é, em que não há a sensação de uma nota principal ou tónica.
Atonalidade - Característica da música em que não são aplicadas as funções e leis tonais em que repousa a música ocidental desde o Barroco.
Atonalismo - Baseado no sistema atonal.
Audição - Conjunto de processos que vão desde a percepção pelo ouvido humano ao reconhecimento dos sons pela consciência.
Aumentação - Prolongação da duração de uma nota, através de um ponto, por exemplo. Processo da composição que consiste em acrescentar proporcionalmente valor às notas.
Aumentado - intervalo (ou acorde) meio tom maior do que o intervalo normal. Dó-Fá, por exemplo, é uma quarta justa; Dó-Fá# é uma quarta aumentada.
Ave Maria (lat.) - A mais conhecida de todas as orações do culto católico à Virgem, cujas palavras se baseiam no Evangelho de São Lucas, na Anunciação do Anjo e Visitação de Isabel à sua prima Maria. Numerosos compositores musicaram esta oração, desde a Renascença à actualidade. A "Ave Maria" de Franz Schubert é a adaptação latina, apócrifa, de uma poesia alemã sobre a qual o compositor escreveu. Num processo questionável, Gounod acrescentou uma melodia ao primeiro prelúdio do "Cravo bem temperado", de Johann Sebastian Bach. A "Ave Maria" de Verdi é uma oração de Desdémona, da ópera "Otelo".
Ayer - Termo medieval inglês, proveniente de oir - um tipo de canção inglesa cultivado, entre outros, por John Dowland. Pode ser interpretada com ou sem acompanhamento.