Padrão rítmico - Frase rítmica constituída por pequenos motivos que se repete ao longo de uma obra musical.
Paixão - Género de cantata ou oratória religiosa que tem por assunto a Paixão de Cristo, tal como a relatam os quatro Evangelhos e que se canta na Semana Santa. Tendo a sua origem nas representações litúrgicas medievais, a música foi gradualmente adquirindo nela importância fundamental. A mais antiga Paixão parece ter sido composta no Século XVI por um músico protestante. Com efeito, o género ficou ligado especialmente ao culto protestante, podendo dizer-se que a Alemanha é a pátria da Paixão.
Pantonalidade - Termo que designa uma organização harmónica e melódica que, não sendo propriamente atonal, evolui do sistema tonal e se alarga através da assunção de influências diversas.
Partitura - Representação gráfica do conjunto dos sons e silêncios de uma obra, partes instrumentais ou vocais de um trecho musical em que as diversas partes simultâneas aparecem sobrepostas.
Pasodoble (esp.) - Dança espanhola em compasso 2/4 e em tempo allegro moderato, quase sempre em modo menor.
Pausa -Silêncio que pode durar mais ou menos tempo e é representado por um símbolo numa partitura.
Pauta - Pentagrama, isto é, conjunto de cinco linhas paralelas e equidistantes com quatro espaços entre elas onde se escrevem os sinais musicais.
Pavana - Dança de origem espanhola, aristocrática e fina, que irradiou para França e depois para toda a Europa, no tempo de Luís XlV. Em compasso binário ou quaternário, tem os movimentos lentos. O nome desta dança provém da posição apavonada que tomam os cavalheiros, levantando, em suas cortesias, a capa com espada. Entrou em muitas óperas e suites orquestrais.
Pedilhação - Utilização dos pés na execução do órgão com pedaleira, ou a indicação numérica de como os pés devem evoluir na pedaleira.
Pentagrama¹ - Sinónimo de pauta musical, conjunto de cinco linhas paralelas e equidistantes onde se escrevem as figuras musicais.
Pentagrama² - É uma palavra de origem grega que significa: PENTA= cinco; GRAMA= linhas. Portanto o pentagrama é o conjunto de cinco linhas paralelas, horizontais e eqüidistantes, formando quatro espaços. O pentagrama recebe também o nome de pauta, e serve para escrever as notas e outros sinais musicais. Estas linhas e espaços contam-se de baixo para cima.
Pentagrama³ - Pauta musical.
Pentatónico - Sistema que utiliza cinco sons da escala diatónica (dó ré mi sol lá, por exemplo).
Percussão - Nome dado a uma família de instru¬mentos que são normalmente toca¬dos batendo, raspando, agitando, sacudindo.
Perfil sonoro - Tempo de vida de um som, desde que é atacado até que se extingue (ataque, corpo, queda).
Pescoço do Violino - É do braço do violino para cima.
Piano - Antes de significar o conhecido instrumento musical de corda e tecla, já este termo italiano significava um som ou um conjunto de sons tocados com pouca de intensidade.
Piano preparado - Piano cujo timbre é alterado pela introdução de pequenas peças de metal ou de borracha entre as cordas. Cage usou o piano preparado para interpretar as suas obras.
Pilar Roliço - É uma peça que existe dentro do violino, a direita do cavalete, há um pilar roliço chamado alma. A alma tem várias funções: Agüentar o peso das cordas, e se ela entortar, mudarão a altura e timbre do som, por exemplo: querendo tocar a nota Dó, esta sairá com o timbre diferente e desafinado e se a alma cair, a tampa lateral se descolará na altura do botão. Transmitir a vibração do som da tampa da frente para a tampa de trás.
Pizzicato (ital.) - Indicação, nos instrumentos de arco, de que o intérprete deve tocar as cordas com os dedos e não com o arco.
Plectro - pequena peça utilizada para tocar certos de corda como a cítara, a lira e a balalaika.
Poemas sinfónicos - Composição orquestral afim da sinfonia, mas baseada num assunto narrativo, poético.
Polifonia - Consiste na realização simultânea de diferentes melodias, independentes umas das outras. Contrapõe-se à melodia simples – monodia -, e com acompanhamento de acordes ¬homofonia.
Polifónica, textura - Textura que consiste em duas ou mais linhos melódicos que, contados ou tocados ao mesmo tempo, formam uma harmonia.
Polirritmia - Existência mais do que um ritmo diferente, tocados ao mesmo tempo.
Polirritmo - Sobreposição, numa determinado composição, de linhos melódicos ou rítmicos, obedecendo, cada uma delas, o um ritmo ou compasso diferente.
Politonalidade - Coexistência de várias tonalidades na mesma obra (frequente em Darius Milhaud).
Pontilhismo - Estilo de composição musical onde as notas parecem ser pontos em vez de linhas melódicas.
Ponto de aumentação - Ponto que, colocado imediatamente a seguir a uma figura musical, lhe aumenta a duração em metade do seu valor.
Ponto de Aumento - É um ponto que, colocado ao lado direito de uma nota ou pausa aumenta metade do seu valor.
Pop - Movimento musical que teve a sua ori¬gem na Inglaterra, por volta dos anos 50, baseado em diversos estilos de música e na utilização de instrumentos electrónicos.
Portamento¹ - Termo italiano que significa passagem gradual de uma nota a outra, que pode ser intencional ou acontecer por falta de conhecimentos em muitos coros e cantores amadores.
Portamento² - Quando a ligadura aparece entre duas ou mais notas de alturas diferentes indicando a execução muito unida.
Precaução - o acidente de precaução é usado apenas para evitar um erro provável de leitura rápida. Normalmente aparece entre parênteses.
Prelúdio - (1) Uma introdução instrumental 00 drama musical, normalmente mais curto que uma abertura; (2) trecho que geralmente antecipo o realização de uma fuga instrumental.
Prelúdio coral - Um tipo de peça para órgão, baseada numa melodia coral, em que o compo¬sitor faz sobre a mesma algumas variações.
Prestíssimo - Andamento ainda mais rápido que o presto, entre 200-208 semínimas por minuto.
Presto - Palavra italiana que significa andamento muito rápido, entre 168-200 semínimas por minuto.
Produtor - Aquele que produz, ou seja, o que concebe, planeio, contrato e executo todos os tarefas conducentes à execução de um produto musical ou não. São tarefas de um produtor de um espectáculo de bailado programar os ensaios, contratar os músicos (o maestro e os intérpretes), os bailarinos, os cenógrafos e todo o tipo de artistas paro o construção de cenários, execução do guarda-roupa e também o contratação dos mais variados técnicos, com visto à realização do espectáculo.
Profana, música - A música que não é do tipo religioso.
Pulsação - Marcação regular de uma música ou canção que pode não se ouvir mas se sente por trás do ritmo.
Pura, música - Tal como a música absoluta, é toda a obra musical que é construída sem ter qualquer ideia extra-musical, imagem ou história estabelecida como fonte de inspiração. É o oposto de música programática.
***********************************************************************************
Quadrivium (ital.) - Nome que Boécio deu ao conjunto das ciências dos números (Aritmética, Música, Geometria e Astronomia), na obra "De Arithmetica".
Quarteto - Qualquer conjunto de quatro instrumentos ou quatro vozes ou de obra musical escrita para esse agrupamento.
Quaternário - Compasso ou ritmo de quatro tempos.
Quiálteras - São grupos de notas que não obedecem à divisão normal do compasso, ou a subdivisão normal de seus tempos. No grupo destes valores alterados, coloca-se um número indicado a quantidade de figuras, podendo ser abrangidas por uma linha curva ou por um colchete. As Quiálteras podem ser classificadas em: Aumentativas ou Diminutivas. Podem ser também Regulares ou Irregulares.
Quiálteras Aumentativas - São aquelas que as somas dos valores excedem ao valor ou ao grupo de valores normais.
Quiálteras Diminutivas - São aquelas que as somas dos valores são menores que o valor ou grupo de valores normais.
Quiálteras Irregulares - São formadas por grupos alterados.
Quiálteras Regulares - São grupos de valores alterados, que no compasso simples possuem mais a metade do valor do grupo normal e no compasso composto possui menos um terço do valor do grupo normal.
Quinta - Grau número 5 de uma escala diatónica, ou o intervalo entre uma nota e outra nota cinco graus acima ou abaixo.
Quinteto - Composição para cinco partes, ou agrupamento de cinco músicos.
***********************************************************************************
Ragas - Séries de notas apresentadas em forma de escala ascendente e descendente.
Ragtime - Música de dança dos negros norte¬-americanos em que predominavam as reminiscências dos ritmos africanos. Irradiando de Nova Orleães, o Ragtime conheceu grande popularidade mundial nos vinte anos que antecederam o aparecimento do Jazz e do Swing, de que deve considerar-se o verdadeiro precursor.
Rapsódia - Composição com carácter de fantasia sobre temas pre-existentes, em geral populares. Na História da Música, destacam-se as rapsódias de Liszt, Lalo e Rachmaninov).
Ré - Segunda nota da escala diatónica de dó, designada por D nos países anglos saxónicos.
Recital - Concerto dado por um só intérprete ou um grupo reduzido.
Recitativo - Texto falado com ritmo, usado em passagens declamadas da ópera.
Renascimento - Período de grande desenvolvimento na Europa, decorreu entre 1450 e 1600, onde de uma orientação exclusivamente religiosa, que predominava em épocas anteriores, se evoluiu para uma orientação mais secular, de crer na razão e no questionamento científico. Correspondeu ao período áureo da expansão marítima.
Repetição - É uma barra que serve para repetir trechos musicais.
Requiem (lat.) - Missa dos Defuntos. Palavra tirada do canto inicial: "Requiem aeternam dona eis, Domine", que significa "Dá-lhes, Senhor, o eterno descanso".
Reverberação - Processo acústico produzido como resultado da reflexão do som no solo, tecto ou paredes.
Ricercar - Composição instrumental, muito culti¬vada na música para alaúde, baseada no contraponto imitativo. Antecedeu a fuga.
Ricercare (ital.) - Palavra italiana que designava no séc. XVI e XVII uma forma instrumental com carácter de improvisação.
Ritardando (ital.) - Termo italiano que significa diminuição gradual do andamento.
Rítmica - Respeitante ao ritmo.
Ritmo¹ - Abrange tudo o que diz respeito ao aspecto temporal da música, incluindo a pulsação, acentuação, compasso, agrupamento dos sons em tempos, dos tempos em compassos e dos compassos em frases.
Ritmo² - É o movimento dos sons de acordo com sua maior ou menor duração.
Rock - Género de música popular que surgiu nos Estados Unidos da América (Rock'n'roll) no início da década de 1950, e que se estendeu um pouco por todo o mundo. Executado basicamente por «grupos», em geral composto por vocalistas, guitarras, na maior parte de amplificação electrónica, e bateria. Na linha do «rock» figuram folk rock, o jazz rock e o punk rock. A nível teatral, este género de música foi utilizado nas destacadas obras Hair, Tommy, e Jesus Christ Superstar. A letra incide frequentemente sobre temas de natureza social.
Roda - Círculo que se forma para certas canções infantis, podendo também verificar-se em danças espanholas.
Romance - Termo proveniente do italiano romanza, e do alemão romanze que se refere à uti¬lização, por alguns compositores, de ele¬mentos expressivos a nível vocal ou instrumental, estando geralmente asso¬ciado a uma tendência pessoal e afectiva.
Romantismo - Na música, geralmente aplicado à música do Século XIX, é um estilo de músico em que o conteúdo emocional tende a predominar sobre o equilíbrio formal.
Rondó - Dança de origem francesa que na Alemanha, na Itália e noutros países se integrou na música instrumental. É um trecho de música de algum desenvolvimento cujo tema principal ou estribilho alterna com temas contrastantes. Costuma ter andamento vivo.
Ruído - É o resultado de vibrações sonoras irregulares, não podendo ser grafado.
Rumba - Dança popular cubana de origem negra, com carácter sincopado, que usa como acompanhamento instrumentos de percussão, essencialmente.
RV - Letras seguidas de um número que designam as obras de Antonio Vivaldi, segundo o catálogo de Peter Ryom's, "Ryom Verzeichnis".