D - Designação da nota Ré no sistema alfabético.
Da capo (ital.) - Voltar ao princípio do trecho musical. Aparece muitas vezes abreviada pelas letras D. C.
Dança - Manifestação psicorrítmica natural que se distingue do bailado por este ser concebido como manifestação artística organizada, interpretado por bailarinos profissionais, com largos anos de estudo.
Dedilhação - Utilização dos dedos na execução de um instrumento musical, ou a indicação numérica de como os dedos se devem posicionar no teclado.
Descendentes - Em ordem inversa de ascendentes.
Diapasão - Embora haja o diapasão de sopro (que dá as doze notas da escala cromática e se chama, por isso, diapasão cromático) o diapasão de percussão é um objecto de metal em forma de garfo, sensivelmente, que dá apenas a nota Lá. Batendo-se contra uma uma superfície dura, dá as 440 vibrações por segundo.
Diatónica, escala - A escala diatónica maior tem meios tons entre os 3º e 4º graus e os 7º e 8º graus da escala, sendo que entre os restantes graus se formam intervalos de um tom. A escala diatónica menor natural tem meios-tons entre os 2º e 3º graus e os 5º e 6º graus, sendo os restantes intervalos de um tom e na sua forma menor harmónica tem também meios-tons entre os 2º e 3º graus e os 5º e 6º graus, mas também entre os 7º e 8º graus da escala, fazendo deste modo um tom e meio entre os 6º e 7º graus, sendo os restantes intervalos de um tom.
Diatónico - Que procede por intervalos de tom e meio tom.
Dies Irae (lat.) - "Dia de Ira", é a parte da Missa de Requiem (dos Defuntos) que se refere ao Juízo Final.
Diminuendo (ital.) - Termo italiano que significa diminuição gradual da intensidade do som.
Dinâmica - Conjunto de variações na intensidade de uma peça musical, crescendo ou diminuindo.
Dissonância - Combinação de duas ou mais notas simultâneas que soam de forma desagradável e aparentemente em desacordo. O contrário de consonância.
Distorção - Termo que se refere à audição deformada de um determinado som.
Dó - Primeira nota da escala diatónica de Dó, correspondente à letra C do sistema alfabético.
Dodecafónica, música - Sistema de composição baseado na totalidade da escala cromática e que recusa as bases admitidas pelo sistema tonal tradicional e as substitui por novas regras.
Doxologia - Forma laudatória utilizada na liturgia no fim de um salmo, hino ou outra oração. O canto dos salmos e cânticos da Liturgia das Horas é concluído com "Gloria Patri...", ou "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo".
Dueto - Conjunto de duas vozes ou composição para duas vozes, estilo diálogo.
Dupla - É uma barra que serve para dividir períodos.
Duplum - A segunda voz numa obra polifónica, especialmente no motete medieval.
Duração¹ - Valor de uma figura musical cuja execução é mais ou menos longa.
Duração² - É o tempo em que se prolonga o som.
**********************************************************************************************
Eco - Efeito musical que se produz ao repetir um fragmento com menos intensidade que o inicial, imitando assim o efeito acústico com o mesmo nome.
Electrofone - Categoria de instrumentos musicais que compreende aqueles que produzem e amplificam o seu som a partir da corrente eléctrica.
Electrónica, música - Música realizada com sons produzidos e tratados por processos electro¬acústicos, diferentemente da música concreta que, teoricamente, consiste no tratamento e gravação de sons já existentes.
Ensemble - Pequeno agrupamento de intérpretes que pode englobar instrumentistas e cantores.
Entr'acto - Parte instrumental entre cada acto da ópera.
Escala¹ - Série de sons que serve de base a uma composição musical e que dá a uma peça o seu estilo de música ligeira, cigana, chinesa ou jazz, por exemplo.
Escala² - A escala pode estender-se repetindo seus sons na ordem natural, em diversas oitavas, ascendentes e descendentes.
Escala Diatônica - É uma série de oito sons dispostos em graus conjuntos, separados por tons e semitons.
Escala Musical - A escala musical é constituída das notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Toda a música é baseada nestas notas. Escala é a colocação em ordem crescente destas notas.Temos três tipos de escalas: maior, menor e cromática. A escala tem cinco tons e dois semitons. Os semitons estão entre o mi/fá e si/dó. Entre as demais notas, a distância é de um tom.
Escola - Artistas que seguem os mesmos princípios ou a mesma orientação, geralmente iniciada por um mestre.
Espirituais - Cantos religiosos de origem folclórica, próprio de algumas comunidades negras dos Estados Unidos. Baseia-se no esquema tradicional de pergunta/resposta.
Estilo - Termo ligado às características próprias de um determinado artista ou época.
Estilo galante - Termo utilizado no século XVIII para descrever um estilo elegante.
Estribilho(s) - Ideia musical, acompanhada ou não de texto, que se repete regularmente no decurso de uma obra ou fragmento musical.
Etnomusicologia - Ramo da musicologia que estuda cientificamente as músicas do mundo tanto do passado como do presente, com especial ênfase para as influências culturais e raciais.
Exposição - Primeira parte de uma peça em forma de sonata, em que os temas principais são apresentados.
Expressionismo - Corrente estética que intensifica, por vezes de uma forma exagerada, a finalidade comunicativa de uma obra de arte, tendo em vista a motivação do espectador.
***********************************************************************************************
F - Designação da nota Fá no sistema alfabético.
Fado - Canção urbana originária de Lisboa, cantada de forma diferente em Coimbra e no Porto, com acompanhamento da guitarra portuguesa, é um símbolo internacionalmente reconhecido de Portugal.
Falsa relação - Designa, na harmonia, o fazer-se ouvir, simultânea ou consecutivamente, dois sons considerados incompatíveis, especialmente o trítono (intervalo de 3 tons, entre Fá e Si natural).
Falsete - Registo agudo das vozes masculinas, que a maior parte das vezes se usa para efeitos humorísticos e para ensinar crianças a cantar, pois o registo natural da voz masculina soa uma oitava mais grave do que a voz infantil.
Fandango - Dança popular espanhola, andaluza, especialmente, em compasso ternário 3/4 ou 3/8, acompanhada por guitarra e castanholas. Importada, provavelmente, da América Latina, era muito divulgada já no século XVII. Embora lhe esteja subjacente a temática amorosa, nesta dança homem e mulher não se tocam. Em Portugal, o fandango enraizou-se especialmente no Ribatejo, onde é executada por dois homens e acompanhada de concertina, harmónica e outros instrumentos nos ranchos folclóricos. Nicolai Rimsky-Korsakov introduziu esta dança no seu "Capricho Espanhol", o que aconteceu também com obras orquestrais de outros compositores (Albéniz, Falla, Graandos, Soler, Bocherini).
Fanfarra - Toque de trompas e clarins usado antigamente para assinalar as diferentes peripécias de uma caçada. Como os fanfarristas caminhavam geralmente em boas montadas, passou-se a chamar fanfarra a todo e qualquer agrupamento instrumental que acompanhava, a cavalo, certos cortejos civis.
Fantasia - Composição musical totalmente livre que não apresenta características especiais no ritmo ou forma.
Fermata - Antigo nome do ponto de órgão como sinal de paragem.
Fermata ou Suspensão - Fermata ou Suspensão é um sinal indicado por uma linha curva com um ponto colocado acima ou abaixo de uma nota, pausa ou linha divisória, e serve para fazer sustentar o movimento do compasso por tempo indeterminado.
Ficta (musica, ital.) - Prática medieval e renascentista que consistia em omitir na escrita musical alterações que deviam ser feitas na execução.
Figuras - Símbolos que indicam a duração dos sons (semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa, que vão desde os 4 tempos até 1/16 tempo).
Figuras de Pausas - São sinais que indicam a duração do silêncio são chamados também de valores negativos, e conforme a sua duração recebe nomes e formas diferentes.
Final - É uma barra que serve para findar trechos musicais.
Finale - Parte final de uma obra musical.
Fixos ou Tonais - São aqueles colocados entre a clave e a formula de compasso servindo para estabelecer a tonalidade.
Folclore - Termo que deriva do inglês folk-ore (folk-povo e lore-saber). Em termos gerais significa a cultura tradicional dos povos ou culturas.
Forma - Estrutura ou organização de uma peça musical.
Forma sonata - Tipo de construção musical normalmente usada no primeiro andamento de uma sonata, sinfonia ou concerto. Tem geralmente três secções: exposição, desenvolvimento e recapitulação.
Forte - Qualidade dos sons executados com intensidade elevada, isto é, dos sons que têm grande amplitude de onda sonora.
Forte-piano (ital.) - Expressão que aparece abreviada na partitura (fp) e significa ataque forte de uma nota, seguido de uma execução em piano.
Fortíssimo (ital.) - Abreviada na partitura em ff, é uma das expressões de intensidade do som.
Fox-trot - Dança norte-americana que surgiu por volta de 1910; música sincopada, em andamento moderado, em compasso 4/4, e marcha moderada.
Frase¹- Parte de uma ideia melódica delimitada geralmente por uma cadência.
Frase²- A ligadura tem ainda a função de separar as frases, indicando o fraseado musical.
Frente do Violino - Na frente do violino existe varias peças, voluta, cravelhas, pestana, espelho, tampa da frente, furos tipo “s”, cavalete, estandarte, botão, linha em volta das tampas.
Fuga - Obra contrapontística em três ou mais partes com a mesma importância, que entram sucessivamente, imitando a outra.
Funaná - Género musical tocado pelas mulheres da Ilha de Santiago, Cabo Verde.