C - Designação alfabética da nota Dó usada nos países de língua inglesa e alemã.
Caccia (ital.) - Forma vocal utilizada na Itália por Landini e outros compositores da Ars Nova, sobretudo no século XIV. "Da caccia", indicação que podemos encontrar em cantatas de Johann Sebastian Bach, por exemplo, precisa o carácter de certos instrumentos do Barroco.
Cadência - (1) Combinação de acordes que dividem as frases da música entre si e produzem o efeito da pontuação na escrita; (2) Passo de brilhante virtuosismo solista que aparece durante a interpretação de uma obra, geralmente no fim, para mostrar a capacidade técnica do executante.
Cadência perfeita - É o nome dado a um tipo particular de cadência em que a combinação dos acordes é: I - IV - V - I.
Câmara, música de - Música destinada a uma pequena sala de concertos, geralmente composta para um número reduzido de instrumentos solistas.
Caixa de ressonância - Corpo de um instrumento cuja cavidade amplifica a vibração das cordas.
Calando (ital.) - Diminuição da intensidade retardando o andamento.
Canção - Peça musical, habitualmente curta, para voz ou vozes, acompanhada ou não, sacra ou profana.
Canção de embalar - Canção popular em andamento lento e melodia docemente balançada para adormecer as crianças.
Cânone - Composição musical, contrapontística em que as vozes vão entrando sucessivamente, repetindo ou imitando cada uma o canto da que a antecede.
Cantata - Composição para uma ou mais vozes com acompanhamento instrumental. Compõe-se de várias partes (recitativo, árias, coros) e pode ser dramática, religiosa, etc.
Cantiga - Canção de origem galaico-portuguesa, apresentando diversas formas em função da melodia ou do texto.
Cantochão - É o mesmo que canto gregoriano.
Cantus Firmus - Melodia fixa, de valores regulares, sobre a qual se desenvolvem várias linhas melódicas.
Canzona - Termo italiano para um determinado tipo de canção trovadoresca com a forma característica AAB.
Castrati - Sopranino ou soprano masculino, proveniente da castração na pré-adolescência. Muito utilizados na ópera italiana dos Séculos XVII e XVIII, tornaram-se ultrapassados em meados do Século XIX.
Chanson - Termo francês que significa canção. Pode aplicar-se também a qualquer tipo de canção simples com repetição de versos. Desenvolveu-se em França e no norte de Itália durante o Século XlV.
Cifra - Símbolo usado na música para designar um acorde e a sua composição.
Clássica, música - É a música que foi escrita no período clássico, um período em que predominava o desejo da perfeição artístico. Aquela em que predomina a música absoluta ou pura. Decorre entre cerco de 1750 e 1820. São compositores clássicos Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert. Formaram a primeira escola de Viena.
Cláusula - Cadência na música medieval.
Clave¹ - Símbolo colocado logo no princípio da pauta ou pentagrama para indicar o nome das notas musicais. Há três claves: Sol, Fá e Dó, em diferentes linhas da pauta.
Clave² - São sinais musicais colocados no início do pentagrama ou no decorrer de um trecho musica, e servem para dar seus nomes ás notas que estiverem escritas nas mesmas linhas. Existem três tipos de claves, que são colocadas em sete posições diferentes: cave de sol, clave de dó e clave de fá.
Cluster - À letra, grupo ou cacho. Este termo emprega-se na música contemporânea para designar grupos de notas que preenchem cromaticamente um determinado âmbito e que são executadas simultaneamente.
Coda - Termo italiano que significa cauda, isto é, fim de um trecho musical, de um andamento de uma sonata ou sinfonia.
Col legno (ital.) - Locução italiana que significa "com a madeira" em vez de tocar com o arco da forma normal (indicação para os instrumentistas de arco).
Coloratura - Significando inicialmente cor ou colorido, a palavra italiana passou a designar as obras vocais extremamente ornamentadas em registo agudo que exigem do intérprete grande virtuosidade.
Compasso¹ - Divisão métrica de um texto musical, em que há uma regularidade de tempos fortes e fracos.
Compasso² - É uma reunião de tempos. Para definir os tempos do compasso usa-se a fórmula ou signo de compasso.
Compasso Simples - São os que têm por unidade de tempo figuras divisíveis por dois, isto é, não pontuadas.
Compassos Compostos - São aqueles cuja unidade de tempo é representada por figura pontuada, sendo, portanto, divisíveis por três.
Compositor - Pessoa que escreve ou cria música.
Concerto - Termo com dois significados: um, o de execução pública de música; outro, o de uma forma musical para um ou mais instrumentos solistas com orquestra.
Concerto Grosso - Termo italiano para designar uma composição destinada a uma pequena orquestra de cordas em que esta é dividida em 2 grupos: concertino (entre 2 a 5 solistas) e ripieno ou grosso (resto da orquestra).
Concerto Solo - Deriva do concerto grosso e significa a alternância de temas entre um único instrumento solista e a orquestra.
Concreta, música - Música construída a partir de sons ou ruídos produzidos por objectos concretos ou escolhidos ao acaso e que, ao evoluir, são modificados e ordenados por aparelhos eléctricos, razão por que só existe sob a forma de gravação.
Conductus - Canção métrica em latim, de origem sacra, geralmente para duas ou três vozes.
Consonância - Combinação de dois ou mais sons emitidos simultaneamente, produzindo uma sensação de equilíbrio ou repouso.
Consonante - Sons musicais que, ao serem escutados simultaneamente, produzem um efeito agradável. Transmitem estabilidade e guar¬dam entre si uma proporção adequada.
Consort - Termo inglês que significa conjunto ou associação instrumental, característico dos Séculos. XVI e XVII, na Inglaterra. Composição destinada a diferentes ins¬trumentos ou cantores que intervinham ao mesmo tempo.
Contralto - O registo mais grave das vozes femininas ou infantil. Por extensão, o registo correspondente em algumas famílias de instrumentos.
Contraponto - Técnica de escrita que combina duas ou mais melodias em simultaneidade.
Contratenor - Voz masculina aguda, semelhante à da extensão de um contralto feminino, mas com timbre diferente, pois, usando o registo de falsete para as notas agudas, não deixa de ser uma voz masculina adulta, ao contrário dos castrati, que mantêm a voz infantil, apenas com mais potência.
Coplas - Melodia que acompanha uma estrofe de carácter popular.
Coral - Forma de canto religioso criado por Lutero para a Igreja Protestante.
Cordofone - Instrumento com cordas, sejam elas percutidas, como o caso do piano, friccionadas com um arco, como ou violino, ou dedilhadas, como a guitarra portuguesa.
Coro - (1 ) Conjunto de cantores, agrupados de modo a que cada parte da composição é cantada não por uma voz solista, mas por um naipe ou conjunto de vozes semelhantes. A música coral é geralmente escrita para quatro naipes: sopranos, contraltos, tenores e baixos; (2) composição destinada a este conjunto.
Corpo - A caixa de ressonância de um instrumento musical.
Corpo do Violino - É do braço do violino para baixo.
Corrente - Termo francês que designa uma das quatro danças que figuravam na antiga suite. O seu ritmo é ternário.
Crescendo (ital.) - Aumento progressivo da intensidade de uma parte da música.
Cromática, escala - Escala em que, entre os sete graus da escala diatónica, se intercalam os cinco meios tons obtidos pelo emprego de alterações (bemóis e sustenidos). Estes meios-tons chamam-se cromáticos.
Courante (fr.) - Dança aristocrática francesa, em compasso ternário, inserida na suite clássica.
Cubismo - Movimento artístico iniciado em 1907 por Picasso e Braque, que pretende criar a sensação de três dimensões sem recorrer ao tradicional efeito claro-escuro e com os elementos violentamente simplificados. De referir o entusiasmo, nessa época, gerado à volta da escultura africana e de outras formas de artes primitivas.