G - Designação da nota Sol na Idade Média e no sistema alfabético hoje usado nos países de língua inglesa ou alemã. Foi inicialmente o símbolo da clave de sol que, através de várias transformações, chegou à actual configuração.
Galharda - Dança francesa da época renascentista e barroca, de ritmo ternário e andamento vivo.
Galope - Dança rápida originária da Europa central, em compasso binário, cujo ritmo evoca o galope de um cavalo; figura pontuada seguida da figura que vale metade daquela.
Gavota - Dança muito graciosa e delicada, nascida no século XVI, nos Alpes Franceses, em compasso binário, andamento moderado e ritmo anacrúsico. Na música "erudita", podemos encotrar esta dança em L. Marchand, os Couperin, Lully).
Género musical - Categoria de obras que têm a mesma finalidade, apresentam uma estrutura parecida e obedecem às mesmas normas de construção.
Giga - (1) É um instrumento de arco que entrou primeiramente na Alemanha, por intermédio, supõe-se, dos cruzados vindos do Oriente. Uma das principais características é ter o braço como sendo o prolongamento da caixa de ressonância, em forma de corpo único. Muito grosseira no Século XI, ela foi adquirindo formas mais definidas e bem mais artísticas; (2) este nome dá-se também a uma dança que deve ter tido o seu principal campo de implementação em Inglaterra, entre as gentes do mar, onde a giga (jig) ainda é bastante apreciada. É muito movimentada, em compasso binário fortemente acentuado. Paralelamente com esta giga aparece outra em Itália, a giga italiana, que entrou na música instrumental de Corelli, Bach, Handel, Mozart e outros mestres.
Glissando - Termo musical que significa deslizar ou escorregar. É um recurso interpretativo que consiste em tocar ou cantar rapida¬mente notas distintas (que se sucedem por graus conjuntos ascendentes ou descendentes).
Gloria (lat.) - Primeiro nome de várias peças latinas (Glória ao Pai, Glória a Deus nas alturas...)
Graduale (lat.) - Parte do Ordinário (conjunto de cantos variáveis de missa para missa), normalmente em estilo melismático, cantada entre a Epístola e o Evangelho. A palavra "Graduale" designa também o livro que ini9cialmente continha estes cânticos. O cântico ou salmo é actualmente cantado de modo responsorial, com uma parte cantada pelo salmista e um refrão entoado por toda a assembleia.
Graus - São as notas que formam a escala, e são numeradas por algarismos romanos. Os graus podem ser conjuntos e disjuntos.
Graus Disjuntos - São os que têm um ou mais graus intermediários.
Grave - Som de altura reduzida, de baixa frequência que, por analogia, popularmente se diz "grosso" (que alguém tem uma "voz grossa").
Gregoriano, canto - Forma de canto litúrgico próprio da igreja católica romana, cujas melodias monódicas foram mandadas recolher e ordenar pelo papa Gregório I, no Século VI.
Gymel (ingl.) - Tipo rudimentar de polifonia a duas partes paralelas, muito utilizado no século XV, na Inglaterra. As partes evoluem em intervalos de terceira ou sexta.
***********************************************************************************
H - Nos países de língua alemã, a letra H designa o Si natural, enquanto o B designa o si bemol, His, o Si sustenido e hisis o Si duplo sustenido.
Habanera - Dança de origem provavelmente afro-cubana, de Habana, em compasso 2/4. O seu ritmo é basicamente constituído por uma colcheia pontuada seguida de semicolcheia e duas colcheias. A habanera foi trazida para Espanha na segunda metade do século XIX. Uma dessas danças foi utilizada por Georges Bizet na ópera "Carmen", em 1875. A habanera inspirou outros compositores, tanto em Espanha como em França (Isaac Albéniz, Manuel de Falla, Camille Saint-Saëns, Georges Bizet, Emmanuel Chabrier, Claude Debussy).
Handel-Werke-Verzeichnis (alem.) - Catálogo que identifica as obras de Georg Frederic Handel. Cada obra aparece identificada pela abreviatura HWV seguida de um número.
Harmonia¹ - Ciência dos acordes com a sua sonoridade global e encadeamentos.
Harmonia² - É a combinação de dois ou mais sons emitidos ao mesmo tempo.
Harmónico (intervalo) - Intervalo em que os sons são apresentados ao mesmo tempo, escritos na vertical.
Harmónicos - Sons que acompanham a emissão de um som fundamental, formando uma série de harmónicos superiores naturais.
Hebraica (música) - Conjunto de práticas vocais e instrumentais dos antigos hebreus que assumiram grande importância no templo de Jerusalém, transmitidas oralmente e testemunhadas por muitos exemplos da Sagrada Escritura.
Heptatónica (grec.) - Literalmente "sete tons", no sentido de "sete sons", escala de sete sons.
Hertz - sinónimo de "ciclos por segundo", é a unidade de medida da frequência dos sons. O nome homenageia o físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894).
Heterofonia - Na etnomusicologia designa a prática de executar em várias partes a mesma melodia, com variantes e ornamentos que não estão presentes em outras partes.
Hinário - Recolha de hinos e, por extensão, de cânticos cristãos. Com a imprensa, os hinários deixaram de ser conjuntos isolados, estando hoje os hinos colocados nos ofícios próprios, juntamente com outros cânticos.
Hino - Poema estrófico a Deus, Cristo, aos santos, que termina muitas com uma doxologia à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). A palavra pode designar também a música identificativa de uma congregação, associação, movimento religioso, região, país.
Homofonia (do grego "o mesmo som") - ( 1 ) Música a uníssono, por oposição a harmonia; (2) estilo musical em que uma parte funciona como melodia principal e as outras se movem quase simultaneamente umas com as outras, fazendo um acompanhamento, o contrário de polifonia.
Homofónica, textura - Textura em que há uma melodia principal e acompanhamento harmónico, o que a distingue da textura polifónica.
Homorritmia (gr.) - Concordância de uma nota, em termos de ritmo, com as notas das outras partes, executadas em simultâneo. Enquanto a polirritmia, que surge com o motete, desenvolve o Contraponto, a homorritmia, que nasce do "conductus" do séc. XIII, está na base da Harmonia.
Hoqueto - Processo rítmico que consiste em repartir as notas de uma linha melódica entre as vozes ou instrumentos de uma composição. Esta técnica apareceu no século XIII e foi muito utilizada no século XIV, na Ars Nova.
Horas (Liturgia das) - Ofício litúrgico católico que consiste na recitação e canto de salmos e cânticos bíblicos enquadrados por antífonas, e escuta de leituras da Bíblia e da Tradição da Igreja.
Hossana (hebr.) - Aclamação que se mantém em vários momentos da Liturgia católica, designadamente o "Sanctus", ou "Santo", na Missa.
Humoresque - A palavra designa uma peça instrumental que apareceu no século XIX, com sentido humorístico ("humour"), ou como expressão de um estado de alma (do francês "humeur").
***********************************************************************************
Idade Média - Época histórica que decorreu entre a queda do Império Romano do Ocidente (476) até cerca de 1450. Neste período a música era modal, predominava a música vocal, surgiu e desenvolveu-se a escrita musical e polifonia.
Idée fixe - Termos francês para designar uma ideia fixa. Um pequeno tema que evoca um pensamento.
Idiofone - Instrumento de percussão, em que uma parte bate na outra, sem ajuda de membrana, cordas ou tubos.
Imitação - Artifício polifónico em que uma voz reproduz uma frase ou motivo exposto previamente por outra.
Impressionismo - É um estilo de arte que surgiu no final do século XIX. Os artistas, através da música, da pintura ou de outra forma de arte, descreviam a impressão que a natureza lhes provocava. O termo tem origem no quadro de Claude Monet: "Impressão: O nascer-do-SoI".
Impromptu - Termo francês que significa de repente, sem preparação, de improviso. Aplica-se a um tipo de composição, geralmente pianística, que se desenvolve de forma espontânea e livre.
Improvisar - Execução instrumental ou vocal espontânea, ou seja, sem prévia preparação.
Incipit (lat.) - Terceira pessoa do singular do verbo latino que significa "começar". Designa as primeiras notas de um trecho musical.
Indefinida - Instrumentos em que não é possível dar alturas ou notas determinadas.
Inferior - Que está abaixo.
Infra-som - Vibração sonora inaudível, de frequência inferior a 15 ciclos por segundo.
Intensidade¹ - É a propriedade que nos permite distinguir a força empregada na emissão do som.
Intensidade² - Qualidade do som que se prende com a energia utilizada pelo executante e a amplitude da vibração sonora, com sons mais fortes ou mais fracos.
Interlúdio - Intermezzo, pequena peça instrumental entre duas cenas ou actos de uma ópera, preenchendo o vazio gerado pelo fechar do pano. São célebres os interlúdios de "Pelléas et Melisande", de Claude Debussy. Intermezzo (ital.) - Peça que assumiu diversos papéis na evolução dos géneros líricos. No século XVI, era um espectáculo completo, com dança, canto e música instrumental. No século XVII, estava inserido nas festas palacianas e, nos teatros, teve também a função de distrair o público nas mudanças de cena.
Interpretação - execução de uma partitura numa realização sonora fiel; desempenho de um músico ou um agrupamento.
Intérprete - Executante de uma composição musical.
Intervalo - Termo que designa a distância que separa duas notas diferentes em altura. Existem diversos tipos de intervalo: maior, menor, justo (perfeito), diminuto, aumentado, diatónico e cromático.
Intervalo harmónico - Distância entre dois sons que se tocam ou soam simultaneamente.
Intervalo melódico - Distância entre dois sons que se tocam ou soam sucessivamente.
Introdução - Secção inicial de uma peça que não começa directamente pelo tema.
Introito (lat.) - Primeiro canto da missa católica, do próprio, na liturgia anterior ao II Concílio Vaticano; cântico de entrada. Entoado enquanto o padre entra e se dirige ao altar, o cântico de entrada dá aos fiéis o sentido litúrgico da celebração.
Invenção - peças musicais que correspondem a uma especial intenção do compositor. Ficaram célebres as invenções para cravo de Johann Sebastian Bach a duas e três vozes.
Ite Missa est - Fórmula pela qual na missa em latim se despediam os fiéis ("Ide, a missa acabou").