About

Olá!
Meu nome é Salatiel Santos, criei este blog com o objetivo de ajudar a todos os estudantes iniciantes, e tambem a todos os musicos e musicistas de diferentes estilos, que desejarem obter mais conhecimento no tocante ao aprendizado musical.

Duvidas e Sugestões:

escolademusica@musician.org

Para fazer parte deste Blog, basta clicar no botão "Seguir".

S-T-U-V

Sacra, música - É o oposto de música profana. A música sacra é do tipo religioso, a que se canta nas igrejas, podendo ser diferenciada em função das religiões praticadas.
Saibara - Género musical desenvolvido na corte do Japão durante doze séculos.
Salmo - Poema cantado retirado do "Livro dos Salmos", do Antigo Testamento (parte da Bíblia anterior a Cristo). Os salmos são utilizados na Liturgia Católica, tanto na Missa e nos sacramentos em geral, e foram musicados por numerosos compositores.
Saltarello (ital.) - Antiga dança italiana de carácter saltitante e andamento rápido em compasso 6/8.
Samba - Dança de origem venezuelana em compasso 2/4 e ritmo sincopado, que se tornaria especialmente famosa no Brasil, associada ao Carnaval.
Sanctus (lat.) - Parte invariável da missa, particularmente solene, de louvor a Deus ("Santo, santo, santo, Senhor Deus do universo").
Sarabanda - Proveniente do termo espanhol zom¬bando, é uma forma de dança dos Séculos XVII e XVIII.
Scherzo - Significa jogo, brinquedo. Desde 1600 para cá começou-se a usar este termo para indicar uma composição ligeira e curta. Beethoven consagrou-o nas suas sinfonias, dando-lhe o lugar antes ocupado pelo minuete, ampliando-o e fixando-lhe um lugar próprio, antes ou depois do andamento andante e, mais importante, dando-lhe a graça do seu génio colossal.
Schola Cantorum (ital.) - Locução latina, ligada à Igreja Católica, que significa "grupo de cantores". Vincent d'Indy fundou em Paris, em 1896, uma escola de música que adoptou o nome de "Schola Cantorum".
Seguidilla - Canção e dança tradicional de Espanha, em ritmo vivo e compasso 3/4 e 3/8.
Segunda - Relação de um grau da escala com o grau anterior ou seguinte, podendo ser de um tom ou meio tom.
Semitom - É a menor distância entre duas notas.
Sensível - Sétimo grau da escala diatónica, com intervalo de meio tom relativamente à tónica, para a qual tem tendência a resolver.
Septeto - Formação ou obra para sete instrumentos ou vozes.
Serenata - Peça instrumental sem forma determinada. É célebre a "Pequena Serenata Nocturna" de Mozart.
Sétima - Som que na escala diatónica ocupa o 7º grau ascendente. É sétima também o intervalo entre as duas notas.
Sexta - Som que numa escala diatónica é o sexto a contar da tónica (Dó-lá); intervalo que daí resulta.
Sexteto - Agrupamento de seis vozes ou instrumentos, ou obra escrita a seis partes.
Sforzando (ital.) - Aumento da força dinâmica.
Silábico - Estilo de canto gregoriano em que a cada sílaba corresponde uma nota.
Silábico, estilo - Canto em que a voz entoa cada sílaba com um som diferente.
Simples - É uma barra que serve para dividir o compasso.
Síncopa - Prolongação do som de um tempo fra¬co do compasso, ou parte fraca do tempo, para um tempo forte do com¬passo ou parte forte do tempo.
Síncope ou Sincopa - É a articulação de um som num movimento fraco do compasso, se prolongado para o movimento forte seguinte. Síncope formada por notas prolongadas do tempo fraco ao tempo forte seguinte. Síncope formada por notas prolongadas da parte fraca de tempo a parte forte do tempo seguinte. A Síncope pode ser: Regular ou Irregular.
Síncope Irregular - Quando o valor divide-se em partes desiguais; (na síncope).
Síncope Regular - Quando o valor divide-se em partes iguais; (na síncope).
Sinfonia - Composição, para orquestra, de gran¬des dimensões e dividida em partes que se denominam andamentos.
Sinfónica - Termo relativo a orquestra.
Sinfonietta (ital.) - Diminutivo que pode designar uma pequena orquestra ou uma pequena sinfonia.
Solfejo - Exercício musical baseado no canto ou leitura de sons, utilizando o nome das notas.
Solo - Peça ou trecho de uma composição em que um executante se evidencia no conjunto.
Som - Resultado das vibrações de uma fonte sonora que se transmitem em forma de onda. O som musical é constituído por quatro elementos: timbre, intensidade, altura e duração.
Som Musical - É o resultado de vibração sonoras regulares e uniformes, podendo ser grafado com exatidão através da notação musical.
Sonata, forma - Plano base, usado frequentemente para os primeiros andamentos das sonatas, sinfonias, quartetos de corda e outras obras instrumentais. Baseia-se em dois temas ou grupos temáticos e divide-se em três secções principais: exposição, desenvolvimento e reexposição.
Sonatina - Sonata de pequenas dimensões.
Soprano - Voz feminina no registo mais agudo. Aplica-se também este termo ao correspondente registo instrumental.
Sprechstimme - (do alemão) Termo usado por Schoenberg e outros compositores da sua escola para designar uma espécie de declamação musical que está entre o canto e a fala. A sua indicação gráfica é feita mediante uma cruz inscrita na haste das notas.
Staccato (ital.) - Execução de uma música em que cada nota aparece um pouco destacada da nota seguinte.
Suite - Conjunto de fragmentos instrumentais independentes entre si, que se executam um após outro, formando um todo.
Superior - Que está acima ou mais elevado que o outro. 
Sustenido¹ - Sinal da notação musical que modifica uma nota em meio tom ascendente. O duplo sustenido sobe dois meios-tons.
Sustenido² - Terá efeito descendente, quando colocado após um dobrado sustenido.
Swing - nome dado a um estilo de Jazz e à fase com ele relacionada, da música popular americana, ambos por volta dos anos 30, caracterizada pela utilização das "big bands" (grandes orquestras de Jazz).

***********************************************************************************
Tantum ergo (lat.) - Hino católico em latim cantado na bênção do Santíssimo Sacramento.
Tarantela - Dança rápida em compasso 6/8 rápido e com mudanças entre tonalidade maior e menor.
Te Deum (lat.) - Hino católico latino de louvor a Deus, cantado especialmente em ocasiões solenes.
Tema - Ideia musical ou motivo, fonte de inspiração de uma obra musical, que se destina a ser tratado quer em variações ou desenvolvimentos.
Temperamento - Sistema de afinação (temperamento). Surgido como uma necessidade no Século XVII, divide a oitava em 12 intervalos iguais, permitindo tocar afinado nos instrumentos de teclado, em qualquer escala.
Tenor - Voz masculina no registo mais agudo. Aplica-se também este termo ao correspondente registo instrumental.
Terceira - Intervalo entre uma nota (primeira) e a nota que se segue à nota seguinte, inferior ou superior.
Tercina - Célula rítmica que subdivide em três um tempo que normalmente se divide em duas partes iguais.
Ternário - Compasso ou ritmo de três tempos.
Tessitura - Termo usado para descrever a parte de uma extensão vocal ou instrumental.
Tetracorde - Quatro notas, havendo entre cada uma delas e a superior, um tom, excepto entre o terceiro e o quatro graus, que se encontram à distância de meio tom.
Textura - Termo que, por analogia, significa a quantidade de sons e timbres utilizados em determinada peça musical.
Tiento (esp.) - Termo utilizado no século XVI para designar uma obra instrumental com carácter bastante improvisativo, designadamente ao órgão.
Timbre¹ - Elemento sonoro pelo qual se pode distinguir um instrumento de outro, mesmo que ambos executem igual altura, intensidade e duração.
Timbre² - É a propriedade que nos permite reconhecer a sua origem, ou seja, o instrumento, a voz ou o objeto que o produziu. O som pode ser classificado em dois grandes grupos: Som Musical e Ruído.
Tocata - Composição para instrumento de teclado, derivado do costume de os organistas preludiarem antes das execuções vocais.
Tom¹ - intervalo de segunda maior. A palavra pode significar também tonalidade.
Tom² - É o intervalo entre duas constituído por dois semitons.
Tonal, música - Composição que se baseia nas escalas tonais, na interdependência em que se encontram os diferentes graus da escala, relativamente a uma nota ou acorde (tónica) que é o centro de todos os seus movimentos.
Tonalidade - Sistema musical em que a base da composição melódica e harmónica está centralizada na tónica.
Tonalidade Maior e Menor - Termo relativo a uma escala particular (ver escala Diatónica), baseado numa frase ou tema musical. A nota mais importante em qualquer escala é aquela por onde começa, conhecida como tónica, e é ela que define a tonalidade da frase ou tema em questão.
Tónica - A nota por onde começa uma escala diatónica, que define a tonalidade de um excerto de música.
Transposição - Acta de passar uma música para notas mais agudas ou mais graves, mas mantendo os intervalos entre as notas iguais aos originais. Em música tonal podemos dizer que é passar para outra tonalidade.
Transpositores, instrumentos - São aqueles que produzem notas, num intervalo fixo, mais altas ou mais baixas do que as que estão escritas. É um estratagema que permite ao músico tocar todos os instrumentos de uma família e só ter de aprender as dedilhações de um deles.
Tremifusa ou Quartifusa - Vale a metade da semifusa.
Trio - (1) Composição para três instrumentos ou três vozes (neste caso diz-se mais vulgarmente terceto); (2) em alguns trechos de música (minuetes, gavotas, marchas, scherzos, etc.) há uma parte intermédia, em andamento mais moderado, que se chama trio. Parece que este termo provém dos bailados de Lully, nos quais ele introduziu uma parte nova para três instrumentos, geralmente dois oboés e um fagote.
Trítono - Intervalo de três tons, que corresponde a uma quarta aumentada. Pela dificuldade de entoação, era chamado na Época Medieval "Diabolus in Musica".
Trovadores - Poetas líricos que floresceram no Sul de França, entre os Séculos XI e XIII, que musicavam os seus próprios poemas de amor. Bem diferentes dos pobres menestréis ambulantes, os trovadores costumavam ser nobres que interpretavam os seus próprios papéis na corte.
Tuna - Agrupamento vocal e instrumental de músicos amadores, em geral estudantes.
Tutti - Termo musical de origem italiana que significa «todos».
Twist - Dança que surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos.

***********************************************************************************

Unidade de Compasso (UC) - É a figura que preenche cada compasso.
Unidade de Tempo (UT) - É a figura que preenche cada tempo de compasso.
Ukelele - (do haviano «pulga saltadora»). Pequeno instrumento de 4 cordas parecido com uma guitarra, de origem portuguesa e introduzido nas Ilhas Sandwich pelos Portugueses cerca de 1877. Patenteado no Havai 1917, onde se tornou muito popular, popularidade essa que se espalhou pelos E.U.A. e a Europa. Fácil de aprender, com notação especial. Toca-se, arranhando com os dedos.
Uníssono - Execução simultânea da mesma nota por dois ou mais executantes. O exemplo mais frequente é o canto em uníssono, em que todos os intérpretes cantam a mesma melodia, sem qualquer harmonização.
Ut (lat.) - Nome antigo da nota Dó, manteve-se até ao séc. XVII. No séc. XI, na Itália, a partir do conhecido hino a São João Baptista "Ut queant laxis / Resonare fibris / Mira gestuorum / Famuli tuorum / Solve polluti / Labii reatum / Sancte Iohannes" (Para que os teus servos possam exaltar a plenos pulmões as maravilhas dos teus milagres, perdoa a falta dos lábios impuros, São João!), Guido de Arezzo achou que podia ensinar os alunos a memorizar a altura dos sons, tendo assim nascido o sistema silábico.

***********************************************************************************

Valor - Indica a união de duas ou mais notas da mesma altura.
Valsa - Dança em compasso ternário muito popular entre as danças de salão vienenses do século XIX, em grande parte pelo contributo dos compositores da família Strauss. É uma das poucas danças ocidentais que conjugaram música erudita e o gosto popular.
Vanguardismo - Movimento baseado na experimentação e inovação de tendências ou estilos musicais.
Variação - Forma de música instrumental (mais raramente vocal) em que se procura tirar partido de um determinado tema, usando vários recursos de transformação e alteração de que a arte dispõe e que podem ir desde o emprego de ornamentações até à diminuição ou alargamento do próprio tema.
Variação das Notas - Para alterá-las meio tom acima, usa-se o sustenido (#), para alterá-las meio tom abaixo, usa-se o bemol (Ъ).
Verismo - Palavra que designa uma corrente literária italiana e, por extensão, diversas óperas de finais do século XIX e princípios do séc. XX. Entre os compositores de óperas veristas, com o seu realismo trágico, destacam-se Mascagni e Leoncavallo.
Versículo - Parte de um cântico litúrgico entoado por um solista, a que o coro ou a assembleia responde com um "responsório" ou aclamação.
Vésperas - Oração católica da Liturgia das Horas, feita ao final da tarde por padres e religiosos, sobretudo, e cantadas nas festividades mais solenes, muitas vezes com acompanhamento instrumental. A partir do século XIX, tornou-se muito raro entre os compositores eruditos a composição de música para a Liturgia das Horas, designadamente, a oração da tarde.
Vibrato - Ligeira ondulação provocada num som com uma finalidade expressiva, no canto ou em instrumentos de sopro.
Villancico (esp.) - Tipo de canto religioso espanhol conhecido desde finais do séc. XVI, com raízes na música profana (danças populares), na tradição religiosa (Natal).
Villanella (ital.) - Canção popular a três e quatro vozes, com origem napolitana, popular na Itália do século XVI.
Violino - É um tipo de instrumento de corda. O violino se divide em duas partes: corpo e pescoço e nele existe varias peças.
Virelai (Virulai) - Uma das formas poéticas utilizadas pelos trovadores na Idade Média.
Virtuoso - Superior domínio de técnica vocal ou instrumental que permite ao executante não só uma grande perfeição, como também tirar proveito de todos os recursos da voz ou do instrumento.
Vivace (ital.) - Palavra que sugere vivacidade andamento.
Vocaliso - Execução vocal sem palavras, ou sobre uma sílaba. Exercício técnico em que um fragmento melódico é repetido em diferentes alturas para aquecimento das cordas vocais ou outros objectivos específicos.
Voz - Instrumento musical privilegiado e universal, pode executar música a solo ou em grupo, com acompanhamento de um instrumento ou de uma orquestra.