About

Olá!
Meu nome é Salatiel Santos, criei este blog com o objetivo de ajudar a todos os estudantes iniciantes, e tambem a todos os musicos e musicistas de diferentes estilos, que desejarem obter mais conhecimento no tocante ao aprendizado musical.

Duvidas e Sugestões:

escolademusica@musician.org

Para fazer parte deste Blog, basta clicar no botão "Seguir".

M-N-O

Madrigal - Obra vocal polifónica a duas ou três vozes, de grande simplicidade e total liberdade de composição. No Renascimento caracteriza-se por uma composição a capella, com texto não religioso.
Maestoso (ital.) - Indicação de "majestoso", de carácter solene, mas não necessariamente lento. Um andamento pode ser "allegro maestoso".
Maestro (ital.) - Director de um coro ou de uma orquestra, que é também, por vezes, na música barroca, um dos instrumentistas.
Magnificat (lat.) - Primeira palavra (verbo na terceira pessoa do singular) do cântico evangélico atribuído por São Lucas a Maria: "Magnificat anima mea Dominum". Estas palavras de louvor aparecem no contexto da Visita que Maria faz à sua prima Isabel após a Anunciação. É rezado ou cantado na oração litúrgica de Vésperas (ao fim da tarde). Johann Sebastian Bach e K. Penderecki, entre muitos outros, compuseram sobre o "Magnificat".
Manual - Teclado de um órgão tocado com as mãos, ao contrário da pedaleira, que é um teclado adaptado e tocado com os pés.
Manúbrio - Puxador existente na consola de um órgão de tubos histórico, que serve para ligar ou desligar os registos, na medida em que se puxa ou empurra.
Marcação dos Tempos - Para manter a uniformidade de andamento, principalmente, mente na música em conjunto, usa-se o movimento da mão (ou do pé) para marcar os tempos dos compassos. Há duas maneiras de marcar os compassos: Italiana ou Francesa.
Marcato (ital.) - modo de tocar martelando um pouco as notas.
Marcha - Composição musical que está classificada entre as danças executadas a passo. O seu ritmo característico auxilia o caminhar, sendo quase sempre escrita em compasso binário simples ou composto.
Marcha harmónica - Modulante ou não, consiste num encadeamento de acordes.
Máxima - Vale o dobro da longa.
Mazurka - Dança polaca em compasso 3/4 ou 3/8, coreograficamente complexa, originária da província de Mazuria. Mais aristocrática do que a polka, afirmou-se como forma musical no século XIX através de Frédéric Chopin e outros compositores românticos.
Mediante - Terceiro grau da escala nos sistemas tonal ou modal. A palavra "Mediante" significa o grau que está a meio caminho entre a tónica e a dominante.
Meio soprano - Voz feminina intermédia.
Melisma - Grupo indeterminado de sons utilizados com características ornamentais. Uma só vogal ou sílaba do texto, para várias notas de diferentes alturas.
Melismático, estilo - Canto em que a voz, para cada sílaba, entoa várias notas diferentes em número superior a quatro, fazendo variados desenhos melódicos.
Melodia¹ - Sucessão de notas, variáveis em altura, que têm uma forma organizada e definida. A melodia é horizontal, visto que as notas são ouvidas sucessivamente.
Melodia² - É a combinação de sons sucessivos formando o sentido musical.
Melodia de timbres - A pintura pontilhística, pintura com pontos coloridos, influenciou alguns compositores que trouxeram essas ideias para a música da seguinte forma: cada som da melodia é interpretado, sucessivamente, por diversos instrumentos que tocam apenas uma a três notas, dando origem a uma melodia com diferentes timbres.
Melódico (intervalo) - Intervalo horizontal, isto é, em que uma nota é tocada ou cantada a seguir a uma outra, seja ela igual, mais aguda ou mais grave.
Melos (grec.) - "Membro de frase musical", canto ritmo, melodia cantada.
Membranofone - Instrumento cujo som é obtido a partir da vibração de uma membrana ou pele esticada.
Metrónomo - Aparelho mecânico (ou digital) criado por Winkel e patenteado por Maelzel para regular o andamento da execução musical. O metrónomo dá ao compositor a possibilidade de escrever o andamento exacto que pretende para a sua obra.
Mezza voce (ital.) - "A meia voz", expressão que tanto pode dar para o canto como para a execução instrumental.
Mezzo-forte (ital.) - Expressão italiana que significa uma intensidade média do som.
Mezzo soprano - Voz feminina intermédia, situada entre as de soprano e contralto.
Mi - Terceira nota da escala diatónica de de Dó, correspondente à letra E nos países anglos saxónicos.
Minimalismo - Estilo de música contemporânea caracterizada pela repetição de pequenas melodias, ritmos e padrões harmónicos, com pouca variação.
Minuete - Música de origem francesa escrita em compasso ternário. Fazia parte da suite orquestral na época barroca. Após uma longa evolução da suite passou a integrar a sonata, a sinfonia onde mais tarde viria a ser substituído pelo Scherzo.
Miserere (lat.) - Palavra que significa "Tende compaixão" e dá início aos salmos 50, 54 e 55. Aparece muitas vezes nos textos litúrgicos católicos.
Missa - Musicalmente, a missa é uma obra litúrgica em várias partes. Inclui partes em Canto Gregoriano e outras partes polifónicas como o Kyries, Glória, Credo, Sanctus e Agnus Dei. As missas de Requiem, missa pro defunctis, não têm Credo nem Glória e todo o Canto Gregoriano pode ser substituído por polifonia.
Modal, música - A que é caracterizada por ser escrita em escalas modais, diferentes dos modos Maiores e menores, especialmente nos antigos modos gregorianos.
Moderato (ital.) - Andamento moderado, entre 108-120 batimentos por minuto.
Modo - nome para cada uma das formas de organizar os sons da escala.
Modulação - Arte de passar a música de um tom ou tonalidade para outro no mesmo modo ou em modos opostos.
Monodia - Melodia vocal simples. O termo é usado na música italiana dos primórdios do Barroco quando o canto se afastou da tradição polifónica.
Monódico - Canto a uma voz (uníssono) sem acompanhamento.
Monofónica - Uma única linha ou melodia sem acompanhamento.
Monorritmia - Existência de um só ritmo numa peça, tocado por uma ou várias pessoas.
Morna - Género musical cabo-verdiano.
Moteto - Composição pertencente ao género religioso sacro, tendo passado por diversas fases. Permitia a utilização de melodias religiosas ou profanas e a simultaneidade de textos em diferentes idiomas e em cada voz.
Motivo - O mais curto elemento ou ideia principal que caracteriza o tema de uma obra de arte, intervindo mais ou menos modificado, em todo o seu desenvolvimento. Como bom exemplo de motivo podemos indicar as quatro notas iniciais do tema da 5ª Sinfonia de Beethoven (Sol, Sol, Sol, Mib). As modificações do motivo podem dar-se no desenho melódico, no ritmo, na tonalidade, no modo e até na função tonal.
Música - É a ate de combina os sons, e sua finalidade é evocar sentimentos, e traduzir impressões. Os elementos fundamentais da música são: Melodia, Harmonia e Ritmo.
Música de câmara - Música destinada a uma pequena sala de concertos, geralmente composta para um reduzido grupo de instrumentos ou vozes.
Música electrónica - Música produzida por meios electrónicos, sendo o resultado sonoro gravado em fita magnética.
Música impressionista - Música que se caracteriza por exprimir mais os ambientes e emoções, criando uma forte impressão visual.
Música popular - Música feita pelo povo, fazendo parte das suas raízes históricas.
Música programática - Música instrumental que conta uma história.
Musicograma - Desenho de uma obra musical em gráfico, com a representação visual dos compassos e das diferentes secções, sendo nestas identificadas as semelhanças e diferenças através de uma cor.
Musicólogo - Pessoa que se dedica ao estudo da música.
***********************************************************************************

Nacionalista, música - Forma de expressão patriótica que se desenvolveu entre os músicos do Século XIX, sobretudo nas zonas periféricas da Europa, em que são incorporados na música: 1) assuntos extra-musicais relacionados com o país, o seu povo, tradição ou histórias (sobretudo nas óperas); 2) melodias tradicionais; 3) elementos musicais característicos da música do país (ritmos, escalas, etc.).
Neoclássica, música - Diz respeito ao movimento musical dos princípios do Século XX associado a compositores como Stravinsky e Bartok que rejeitava os excessos do Romantismo e que procurava o equilíbrio formal do Classicismo do Século XVIII, cuja linguagem imitava, associando-a a alguns elementos novos.
Neuma - Elemento da notação do canto gregoriano. Cada um dos sinais usados na notação neumática; derivados dos acentos das palavras, representavam normalmente de uma a quatro notas.
Neumático, estilo - Canto em que a voz, para cada sílaba, entoa uma a quatro notas diferentes.
Nocturno - Composição musical sem características específicas em relação ao ritmo ou forma. Obra caracterizada por um forte efeito contemplativo.
Notação - Conjunto de sinais convencionais utilizados para representar graficamente a duração, altura, ritmo e outros aspectos de uma obra musical.
Notação Musical - São sinais usados na escrita musical, tais como, pentagrama, claves, notas, etc.
Notas Blue - São as notas dos 3º, 5º e 7º graus da escala diatónica Maior, que são deliberadamente desafinadas, descendo o som, comum nos Blues e no Jazz.
Número Inferior - Determina qual é a figura, que a depender do número superior, repetindo-a preenche o compasso.
Número Superior - Determina a quantidade de tempo de cada compasso.

***********************************************************************************

Ocorrentes - São aqueles que aparecem no decorrer de um trecho musical, alterando somente dentro do mesmo compasso, as notas de mesma altura.
Ofertório - Canto da missa católica cantado durante a apresentação das oferendas, a seguir ao Credo (e à chamada Oração dos fiéis).
Oitava - Grau número 8 da escala; som resultante de multiplicar por dois a frequência de um som (oitava ascendente) ou de reduzi-la para metade (oitava descendente).
Ópera - Obra musical dramática em que alguns ou todos os papéis são cantados por actores. Uma combinação de drama, espectáculo e música, tendo esta a principal função.
Ópera Buffa - Ópera sobre um assunto cómico e que admite em geral o diálogo falado.
Opus (lat.) - Termo latino que significa obra ou trabalho. A partir do século XVII, seguida de um número, serve para estabelecer a ordem de classificação das obras de um compositor.
Oratória - Género musical dramático extraído de um texto religioso, com solistas, recitativos, coros e orquestra, para ser executado numa igreja ou numa sala de concertos. As oratórias, ou oratórios, começaram a ser representadas, por volta de 1600, no Oratório de S. Filipe Neri, em Roma, de onde vem a origem do nome.
Organum - Designação que se deu à primeira tentativa de polifonia, realizada a duas vozes, soando em 4ªs e 5ªs paralelas.
Ornamentação - Inserção de uma ou mais notas decorativas numa melodia principal.
Orquestra - (1) Conjunto de instrumentos ou instrumentistas executando uma obra musical (no teatro ou concerto); (2) na Grécia chamava-se orquestra à parte do teatro que ficava no que é hoje o espaço entre o palco e a plateia. É onde a orquestra toca, nas óperas realizadas no teatro S. Carlos.
Orquestração - Arte de distribuir as diferentes partes de uma composição pelos diversos instrumentos de uma orquestra, tendo em conta as possibilidades destes.
Orquestrador - Músico que se dedica à orquestração.
Ostinato - É um pequeno padrão rítmico, melódico ou harmónico, que se repete continuada mente no decorrer de uma obra musical ou uma secção da obra.